As notícias da Guarda mais perto de Si

Empoderar as Queijeiras da Serra da Estrela

 

A Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM) vai homenagear as queijeiras da Serra da Estrela com a criação de uma capa exclusiva em burel, denominada “Queijeira”.

 

A ADIRAM refere, em comunicado, que as queijeiras da Serra da Estrela “são responsáveis por um dos produtos mais genuínos e tradicionais da região”, reconhecido “nacional e internacionalmente pela sua excelência”.

 

Por isso, “chegou o momento de homenagear estas mulheres, com a criação de uma capa exclusiva noutro dos materiais nobres do território, o burel”.

 

O projeto pretende “empoderar, dar presença e voz a mulheres que, como tantas outras, por vezes, são as heroínas ‘invisíveis’ da sociedade e da cultura”, avança.

 

No âmbito da iniciativa, será apresentada uma peça de ‘design’ único em burel, de produção local, que irá celebrar o saber ancestral das queijeiras.

 

“Tradição e modernidade tomam assim forma numa capa cujos lucros das vendas revertem para a capacitação das queijeiras, dotando-as de ferramentas para a gestão da sua vida pessoal e profissional”.

 

Segundo a ADIRAM, a iniciativa “tem como objetivo impactar, numa primeira fase, 40 queijeiras dos nove concelhos da Serra da Estrela, mas o intuito é escalar para um universo mais abrangente”.

 

Já aderiram ao projeto 22 queijeiras dos concelhos de Seia, Oliveira do Hospital, Gouveia, Guarda, Celorico da Beira e Fornos de Algodres.

 

A fonte explica que “a simplicidade serve de mote para todo o conceito criativo, para o corte, os acabamentos e para o nome” da capa “icónica e única na sua essência”, que se chama “Queijeira” e foi criada pela ‘designer’ Sandra Pinho, da Fauna Creative Labs.

 

“A inspiração partiu da forma simples do queijo e é produzida na Burel Factory, em Manteigas, empresa liderada por uma mulher, Isabel Costa. A beleza natural do burel fica em evidência, em três versões diferentes: uma capa mais curta e prática, uma capa mais comprida que é um ‘statement’ de estilo e uma ‘Queijeirinha’ para as crianças”, é referido.

 

Esta iniciativa pressupõe a realização de um curso de formação em soft skills e partilha de conhecimento para o empoderamento pessoal e profissional destas mulheres, através de uma parceria com a Rita Pelica Chief Energy Officer & Founder ONYOU , de forma a capacitar este grupo com uma série de ferramentas atuais, passando pela criação de modelos de negócio, construção de uma rede de networking, desenvolver uma personal brand ou trabalhar a comunicação dentro e fora das redes sociais – num módulo apresentado pela jornalista Fernanda Freitas.

 

 

(Fim do artigo – www.guardanoticias.pt – As notícias da Guarda no Facebook e Twiter). G-WH913LSLRB 86d4e63d557e44029786b77c5bab0cb3